Investimentos

1FUNDOS DE INVESTIMENTOS
Apesar da cotação das criptomoedas terem perdido muito valor em 2018 após o topo impressionante no final de 2017, o lançamento de fundos de investimento em criptomoedas está subindo a níveis recorde. Os investimentos em criptomoedas representaram em 2016 cerca de 3% do total de novos fundos no mercado mundiais. Em 2016, esse valor subiu para 16%! Apesar da atual baixa nos preços dos ativos digitais face ao topo do final de 2017 e da incerteza regulatória que persiste em muitas regiões, a verdade é que o número de novos fundos de criptomoedas tem crescido a um ritmo recorde.
Naturalmente, para investir ou empreender em qualquer segmento é importante seguir alguns passos como planejar, obter conhecimento e assumir/gerenciar riscos. No mercado de criptomoedas não é diferente. Portanto, é de grande valia recorrer a um assessor especializado com know-how, pois, o mesmo, poderá apontar os possíveis riscos e potenciais deste mercado.
Diante desta linha de raciocínio, empreendedores com visão de mercado, podem participar num segmento que está propiciando grandes mudanças na forma dos investimentos e transações comerciais. O uso da tecnologia Blockchain é uma promissora oportunidade de negócio, visto a evolução do mercado de criptomoedas nos últimos anos. O futuro está aí e traz com ele muitas mudanças!
2ARBITRAGEM DE BITCOIN
A Arbitragem de Bitcoin é o processo de compra e venda de Bitcoin usando diversas corretoras online (Exchanges). Na prática, o sistema compra em uma corretora por um preço menor e venda a outra corretora por um preço maior, de forma imediata. O preço do Bitcoin sofre variações entre as corretoras, e, esta variação é uma oportunidade de obter lucro operando de forma sistematizada e com bom poder computacional pois, calcular as taxas para garantir o lucro, pode ser uma tarefa bastante complexa.
Indicamos a arbitragem de Bitcoin internacional para investidores, pois, quando se trata de arbitragem entre Exchanges nacionais, o lucro sobre as operações não compensa a relação risco / retorno. A variável spread presente nas Exchanges nacionais acaba inviabilizando as operações na maioria das vezes. Devido a esta realidade, operações entre Exchanges internacionais e nacionais possibilita maior lucro investindo menos capital.

Perfil Investidor: arrojado
Rentabilidade: variável
Risco: médio/alto
3MINERAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS
A Mineração de criptomoedas consiste em dedicar força computacional, seja utilizando processadores (CPU), placas gráficas (GPU) ou circuitos integrados específicos (ASIC) para auditar códigos com valores criptografados na web. Nesse processo, é realizada a verificação e validação de transferências na Blockchain (livro-razão) e o “minerador” recebe uma recompensa (pagamento) em criptomoeda. Na Blockchain, cada transação é registrada de forma cronológica, linear e digitalmente assinada, garantindo sua integridade e veracidade.
Para minerar Bitcoin é necessário ter um computador com boa capacidade de processamento. Com as atuais complexidades para minerar Bitcoin, atualmente não é fácil fazê-lo com um computador caseiro. Os mineradores compram máquinas que foram feitas especialmente para minerar bitcoin. O papel delas é encontrar uma sequência que torne um bloco de transações de bitcoin compatível com o bloco anterior. Para isso, o computador precisa efetuar milhares de cálculos por segundo para encontrar a combinação perfeita, por isso que eles precisam ser extremamente potentes. Ao encontrar a sequência compatível, o minerador recebe uma recompensa em bitcoin para cada bloco que ele minerar. Essa recompensa foi criada com a intenção de pagar as pessoas que emprestam poder computacional para manter a rede do bitcoin funcionando, conhecida como blockchain. Milhares de mineradores competem diariamente pela recompensa que os blocos oferecem. Um bloco de transações de Bitcoin é formado a cada 10 minutos, então a competição recomeça nesse período de tempo.
Indicamos a mineração de criptomoedas utilizando GPU para investidores, mas cabe ressaltar que, a modalidade de mineração necessita de capital inicial e conhecimento técnico para se iniciar, para além de futuros upgrades ao sistema de hardware. O ROI (Return on Investment) pode ser alcançado em menos de um ano mas depende de algumas variáveis como despesas, dificuldade de mineração e comportamento do mercado.

Perfil investidor: moderado / arrojado
Rentabilidade: variável
Risco: médio / alto
4TRADE E HOLD DE CRIPTOMOEDAS
Efetuar Trading de criptomoedas, tal como na bolsa de valores (ações ou forex), resume-se à troca de criptomoedas. As operações de troca (compra e/ou venda) são feitas por meio de corretoras online (Exchanges), que, servem para realizar / validar as operações. Portanto, a escolha de uma Exchange sólida e confiável é de suma importância para garantir a segurança e a legitimidade do investimento.
Apesar de se poder aplicar qualquer valor, a volatilidade inerente a este mercado é muito alta. Contudo, se utilizado o devido gerenciamento de risco do fundo de investimento e utilização de indicadores técnicos eficazes, a relação risco / retorno pode ser conduzida com equilíbrio.

Perfil investidor: arrojado
Rentabilidade: variável
Risco: alto

O Hold de Bitcoin ou outra criptomoeda é simplesmente, custodiar ou acumular Bitcoin aguardando a valorização para vender posteriormente após dias, semanas, meses ou anos. Contudo, acompanhar e entender como o preço oscila ao longo do tempo não é uma tarefa simples. Variáveis fundamentalistas como notícias, influenciam o comportamento do mercado, gerando alta volatilidade. O investidor necessita apenas acompanhar o mercado e as notícias que permeiam neste cenário de criptomoedas. Mas, convém salientar que, encontrar um ponto de compra e/ou venda exige perícia técnica e é mais complexo do que aparenta ser.

Perfil investidor: arrojado
Rentabilidade: variável
Risco: alto

Trade de criptomoedas: Formas de execução
Scalper trading: investimento em curtos espaços de tempos (segundos, minutos ou partes do dia)
Day trading: investimento em até um dia
Swing trading: investimento em até 7 dias
Hold: Adquirir preços baixos e guardar o ativo, pensando na sua valorização futura
5P2P
O P2P (peer-to-peer), ou OTC (over-the-counter), é o processo de compra e/ou a venda de Bitcoin ou outras criptomoedas sem a necessidade de intermediação de corretoras online (Exchanges). Esta modalidade de negociação garante total privacidade, praticidade e comodidade aos envolvidos.
O P2P tem algumas vantagens face a usar uma Exchange. Um dos fundamentos mais importantes descrito por Satoshi Nakamoto (pseudônimo utilizado pelo criador ou criadores do Bitcoin) é: “Uma versão de dinheiro eletrónico puramente ponto-a-ponto permitiria o envio de pagamentos online diretamente de uma parte a outra sem passar por uma instituição financeira”. Por outro lado, para comprar e/ou vender criptomoedas nas Exchanges há taxas de compra / venda e taxas para fazer saque bancário. Considere também, o tempo gasto para validar um depósito e/ou saque bancário e o tempo para que uma ordem de compra e/ou venda seja executada. Por estas razões, o P2P é muito usado para transações entre pessoas no mercado das moedas digitais. Apesar deste tópico em Investimentos, o P2P não é, só por si, uma forma de investimento mas sim uma forma de transação.

Caso pretenda adquirir ou vender criptomoedas, consulte-nos. Temos os recursos para o apoiar.

Ligue Agora!